Seminário Pedagógico celebra os 41 anos do TCE e MPC
As celebrações dos 41 anos de instalação do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) iniciaram, nesta quinta-feira (23/5), com um seminário voltado a promover reflexões sobre a educação digital.
Com a participação de autoridades e especialistas no assunto, o evento integra a programação curricular do Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão Escolar.
A iniciativa é do TCE, por meio do seu braço pedagógico, a Escola Superior de Contas (ESCon).
O objetivo: gerar conhecimento, reflexão e troca de experiências na busca de uma educação mais inclusiva, inovadora e eficaz para os pós-graduandos.
ABERTURA
A abertura oficial contou com apresentações culturais de alunos da Escola Tancredo Neves.
Em sua fala, o presidente da ESCon, José Euler Potyguara, destacou o retorno positivo dos servidores dos municípios, que aderiram ao Programa de Formação de Gestores Escolares das Escolas Públicas do Estado de Rondônia do TCE-RO.
“É uma satisfação saber que estamos preparando, efetivamente, profissionais para serem gestores escolares no estado”, frisou.
Já a procuradora do MPC, Yvonete Fontinelle, reforçou os desafios diários enfrentados pelos profissionais em face da era digital.
“Hoje é a oportunidade para repensar o que fazer com todos os recursos digitais existentes, e assim incrementá-los na educação”, disse.
PALESTRAS
O diretor de políticas e diretrizes da educação básica do Ministério da Educação (MEC), Prof Dr Alexsandro do Nascimento Santos, foi o responsável por ministrar a palestra magna.
O tema: Integrando a Educação Digital nos Projetos Pedagógicos – Políticas Diretrizes do MEC.
Antes de iniciar, o diretor parabenizou o TCE-RO pela ação de se movimentar para além da sua atividade principal, a fiscalização, e construir uma relação de parceria com os gestores públicos.
“Nós desejamos cada vez mais que os Tribunais de Contas sejam parceiros da melhoria contínua da gestão pública”, destacou.
Tecnologia, inclusão e literacia foram o foco da segunda palestra, apresentada pelos representantes do Instituto Formando Leitores: o ator e apresentador Luciano Szafir e os professores Marta Chaves e Sandro Lopes.
“Parabenizo pela difícil missão que vocês exercem de educar, pois sabemos das dificuldades que o Brasil enfrenta na educação”, destacou Luciano Szafir, presidente do Instituto.
O evento terá continuidade ao longo desta quinta-feira (23/5), com temas voltados à experiência e boas práticas para a educação básica em Rondônia, educação com um direito de todos, além de educação digital e formação docente para o século XXI.