Acesso Rápido

Dúvidas Frenquentes

Diretoria Treinamento, Qualificação e Eventos

[su_accordion class=””]
[su_spoiler title=”Qual a data, horário e local do curso?” open=”yes” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]A ESCon disponibiliza em sua página eletrônica, calendário atualizado sobre os eventos e cursos que oferece e as informações específicas sobre cada evento pedagógico são também disponibilizadas na respectiva ficha de inscrição.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Onde encontro informações relativas aos cursos promovidos pela ESCon?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Todas as informações sobre os cursos promovidos pela Escola Superior de Contas constam em sua página eletrônica.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”A ESCon disponibiliza material didático?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]A disponibilização de material didático depende do formato do curso ministrado – presencial e/ou a distância – e poderá ser na forma impressa e/ou eletrônica.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Os cursos são realizados na própria ESCon?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Em regra, sim. A Escola possui salas de aulas apropriadas para a realização de seus eventos, inclusive com laboratório de informática. As informações quanto ao local de realização dos eventos constam no formulário de inscrição.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Como ocorre a emissão do certificado e em quanto dias ele estará disponível?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Os certificados estarão disponíveis após 5 dias da realização do curso, no portal da ESCon, em ícone próprio “Certificados”, e os participantes poderão salvá-lo no formado pdf ou imprimi-lo.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Quais os requisitos para a obtenção do certificado?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]A emissão do certificado de participação no curso deve atender a participação efetiva do aluno como um mínimo de 75% de presença, bem como a realização de avaliações, quando houver.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Em caso de problemas com a emissão de certificado, como devo proceder?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Após observadas a assiduidade mínima de 75% e média na avaliação, persistindo o problema na emissão do certificado, solicitamos que entre em contato com a ESCon através do e-mail escon@tce.ro.gov.br.[/su_spoiler]

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Diretoria Setorial de Estudos e Pesquisas

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[su_spoiler title=”Como posso fazer parte do Banco de Instrutores da ESCon?” open=”yes” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Informações quanto à participação de interessados em fazer parte do banco de instrutores da ESCon dependerá de estudos prévios que levarão em conta a necessidade da atuação pedagógica e o perfil do instrutor, de modo que as delimitações estarão descritas no edital de chamamento.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”O que é preciso fazer para ter direito ao incentivo de estudo do idioma estrangeiro?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]As regras específicas para a obtenção de incentivo ao estudo do idioma estrangeiro são estabelecidas em edital de seleção previamente divulgado.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”O que é preciso fazer para ter direito ao incentivo de cursos de pós-graduação lato sensu e ou stricto sensu?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Para ter direito ao incentivo de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, o servidor deverá participar de processo seletivo precedido por edital previamente divulgado com todas as especificações.[/su_spoiler]

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Diretoria Setorial de Biblioteca

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[su_spoiler title=”Qual horário de funcionamento da Biblioteca?” open=”yes” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]A Biblioteca funciona regularmente de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 07h30 às 18h.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Quem pode utilizar a Biblioteca Eleonora Joffely de Menezes?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Todo cidadão pode utilizar as dependências da Biblioteca para estudos e consultas. Nosso público é caracterizado como interno (servidores e estagiários ativos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e Ministério Público de Contas) e externo (público em geral).[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Quem pode utilizar o serviço de empréstimos de material bibliográfico da Biblioteca?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]O empréstimo de obras é um serviço exclusivo para membros, servidores e estagiários ativos da Corte de Contas. Aos usuários externos, é permitido somente o uso dos espaços para estudo e consulta local ao acervo.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Como consultar o catálogo da Biblioteca?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]A consulta pode ser realizada pela internet na aba da Biblioteca no sitio institucional. O usuário deve clicar na opção Consulta no menu principal. O sistema oferece três opções de pesquisa: Pesquisa Rápida: são realizadas consultas por todos os campos simultaneamente. Pesquisa por Campo: nesta opção deve-se clicar no campo desejado, antes de pesquisar o argumento digitado na caixa de edição. Pesquisa Avançada: permite a combinação de vários campos que podem ser combinados com os operadores booleanos AND, OR e NOT. Em todas as pesquisas, os resultados podem ser filtrados pelos campos que aparecem no lado direito da tela: coleção especial, tipo de material, idioma e ano de publicação.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Como realizar empréstimo domiciliar de obras físicas?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar, é necessário a manifestação e o cadastro na Biblioteca.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Quais são as modalidades de empréstimo ofertadas pela Biblioteca?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]São oferecidas duas modalidades de empréstimo: Empréstimo domiciliar: é feito pelo próprio usuário na Biblioteca, mediante a apresentação da matrícula, número que identifica o colaborador do Tribunal de Contas e senha de cadastro da Biblioteca. Empréstimo via malote: usuários que não tem a disponibilidade de frequentar a Biblioteca, podem solicitar livros do seu interesse e reservar através da biblioteca on line, a entrega é executada via malote na sede e anexos do TCE-RO.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Como solicitar o empréstimo via malote na biblioteca on line?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Na aba Biblioteca do sitio institucional, inserir seu número de matrícula e senha em Meu Espaço na Biblioteca; realizar a pesquisa do documento de interesse; selecionar o material bibliográfico desejado; marcar a opção “Solicitar empréstimo via Malote”. A Biblioteca receberá uma notificação da sua solicitação e preparará o envio das obras solicitadas.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Quantos materiais podem ser emprestados para o usuário e por quanto tempo?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Podem ser retiradas até cinco publicações e o prazo de empréstimo é de até sete dias corridos.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Quantas vezes o usuário pode renovar o seu material?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]O empréstimo pode ser renovado por até cinco vezes, desde que não haja reserva.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Como efetuar a renovação?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]A renovação do empréstimo é efetuada pessoalmente pelo usuário no espaço físico da Biblioteca e/ou através da biblioteca on line. Para renovação presencial do empréstimo é indispensável a apresentação da obra. Para a renovação virtual, o usuário deve acessar a biblioteca on line com login e senha em Meu Espaço na Biblioteca. Na tela Meu Espaço, o usuário pode efetuar a renovação de materiais emprestados, basta clicar no botão existente na grade de empréstimos atuais.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Como efetuar uma reserva por meio da biblioteca on line?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Para efetuar a reserva de um livro é necessário que o usuário tenha acessado a biblioteca on line com matrícula e senha. Na tela de detalhe do registro, abaixo da apresentação da capa, o usuário tem a opção de reservar o documento. Caso não existam exemplares disponíveis para empréstimo é possível realizar a reserva do material, ficando o usuário na fila de espera. Lembramos que a reserva de obras serve apenas para material indisponível no momento, se deseja solicitá-lo, usar o serviço de malote.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Como cancelar reserva e solicitação de malote na biblioteca on line?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Na primeira aba da tela Meu Espaço, após o acesso a biblioteca on line, o usuário pode visualizar além dos seus empréstimos atuais, as suas reservas e solicitações de malote. Caso necessite, ele pode cancelar as reservas efetivadas, assim como excluir solicitações de materiais via malote.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Como cadastrar nova senha?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]O recadastramento de senha pode ser feito pessoalmente pelo usuário no espaço físico da Biblioteca e/ou através da biblioteca on line. No sistema, o usuário deve acessar a opção de Login no sistema, e preencher matrícula e senha atual em Meu Espaço na Biblioteca. O Menu Principal é alterado apresentando o primeiro nome do usuário. Na primeira aba da tela Meu Espaço, o usuário pode visualizar seus dados pessoais, fotografia e dados para contato. Nesta tela temos a opção de Alterar Senha.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Existe penalidade em caso de atraso?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Sim. O não cumprimento da data de devolução das obras acarretará suspensão do usuário por quantidade de dias e obras em atraso.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Todos os tipos de obras podem ser emprestados?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Não. Estão excluídas do empréstimo domiciliar as obras de referência, obras raras, coleções especiais, coleções de leis, diários oficiais e ementários de jurisprudências, devendo ser consultadas na Biblioteca.[/su_spoiler]
[su_spoiler title=”Quais os deveres dos usuários?” open=”no” style=”fancy” icon=”plus” anchor=”” class=””]Segundo o Regulamento: Não perturbar o andamento normal dos trabalhos, tirando a concentração dos que ali se encontram; Não consumir alimentos e bebidas nas áreas de estudo e acervo, tendo em vista a preservação do material bibliográfico; Bolsas, mochilas, sacolas ou similares, devem ser deixados no serviço de guarda volumes. Os armários são de uso autônomo, para uso exclusivamente enquanto estiver nas dependências da Biblioteca Eleonora Joffely de Menezes. É obrigatória a retirada dos pertences no momento em que o usuário deixar a Biblioteca.[/su_spoiler]
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