ESCon/TCE-RO realiza seminário de encerramento do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria do Setor Público
Com a presença de membros e servidores, a Escola Superior (ESCon) do Tribunal de Contas (TCE-RO) realizou, na noite de quarta-feira (7/12), a abertura do Seminário de Práticas de Auditoria do Setor Público & TCC – Fase II.
O ato solene contou com a participação dos Conselheiros Wilber Coimbra, Vice-Presidente do TCE, e José Euler Potyguara, Presidente da ESCon, e do Procurador do Ministério Público de Contas (MPC-RO), Miguidônio Inácio Loiola Neto, além de autoridades representantes do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), da Controladoria-Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE-RO) e da Polícia Civil (PC-RO).
O evento fez parte da programação de encerramento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria do Setor Público, que envolve defesas públicas dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs), produzidos por membros e servidores do Tribunal, como parte da especialização.
Em sua fala de abertura, o Conselheiro Vice-Presidente Wilber Coimbra exaltou, de forma geral, o trabalho idealizador e prioritário que vem sendo realizado pela Corte de Contas no tocante à educação. “Que todos sejam brindados com o compartilhamento das experiências práticas e teóricas que cada discente adquiriu, nos módulos cursados, da forma mais exitosa”, ressaltou.
LANÇAMENTO DE E-BOOK
Durante a programação, o presidente da ESCon, Conselheiro José Euler Potyguara, realizou o lançamento do e-book “Combate à Corrupção e Instrumentos de Controle”, que traz artigos de agentes públicos do TCE-RO e MPC concluintes da Pós-Graduação lato sensu Estudos Avançados sobre o Crime Organizado e Corrupção (ORCRIM).
O Conselheiro Euler agradeceu a todos os servidores do Tribunal que, na condição de alunos, não mediram esforços em alcançar os resultados que se apresentam no e-book e, conforme destacou, “certamente resultarão em práticas profissionais cada vez mais qualificadas, em prol da sociedade e do interesse público”.
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
O professor e auditor de controle externo, Ismar dos Santos Viana, realizou a conferência de abertura do Seminário de Práticas de Auditoria do Setor Público & TCC, no qual abordou com brilhantismo a temática “Os impactos da reforma da Lei de improbidade administrativa na processualização das competências dos Tribunais de Contas”.
Na plateia, estiveram presentes o Secretário-Geral de Controle Externo do TCE, Marcus Cezar Santos Filho, e a Secretária-Geral de Administração, Cleice de Pontes Bernardo. Os gestores falaram da importância do envolvimento dos servidores do Tribunal na pós-graduação, não medindo esforços em alcançar os resultados pretendidos durante o curso, tanto em prol da sociedade, quanto do interesse público.
“É com muito orgulho que anunciamos o fechamento de um ciclo que iniciou em um momento extremamente sensível da pandemia de covid-19. Mas conseguimos superar todos os desafios para estarmos celebrando mais um título para o Tribunal, e mais um ganho para a sociedade rondoniense”, frisou Cleice.
“Nós agradecemos a todo o empenho da ESCon na realização do curso, feito para o aperfeiçoamento das ações de controle, tanto no combate à fraude e corrupção quanto na indução de boas práticas. É uma ação necessária para que possamos entregar um trabalho com maior qualidade à sociedade”, complementou Marcus Cezar.