Notícias Escola

ESCon abre vagas para 3ª turma do curso de Formação de Instrutores para servidores do TCE-RO e do MPC-RO

Essa nova capacitação busca oportunizar aos servidores o aprimoramento de seus conhecimentos sobre técnicas de ensinagem e, na era da virtualização, se desenvolver no uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumento pedagógico

Em harmonia com seu propósito de investir na composição de seu quadro de instrutores, a Escola Superior de Contas (ESCon) abriu vagas para a terceira turma do curso de Formação de Instrutores, destinado a servidores do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO).

Assim como nas turmas anteriores, essa nova capacitação busca oportunizar aos servidores o aprimoramento de seus conhecimentos sobre técnicas de ensinagem e, na era da virtualização, se desenvolver no uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumento pedagógico.

Nesse sentido haverá, dentre outros temas, uma incursão sobre:

  • Metodologias ativas;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Moodle);
  • Atividades por meio de recursos tecnológicos;
  • Plataformas de interação e colaboração;
  • Planejamento de videoaula: roteiro, equipamentos e cenário;
  • Gravação de videoaula: ferramentas de captura de imagem, tela e áudio.

O curso será realizado na modalidade remota, por meio do Microsoft Tems, com web-conferências, em módulos, sempre no período da tarde (14 às 18 horas), dos dias 18 de outubro a 24 de novembro, totalizando 48 horas-aula em três módulos.

As inscrições estão abertas exclusivamente pelo portal da Escola Superior de Contas, neste link: https://sophos.tcero.tc.br/. Podem participar, todos os servidores que tenham interesse em ministrar aulas pela ESCon.

OBJETIVO E EMENTA

De acordo com a Escola Superior de Contas, de forma geral, ao final do curso, o participante deverá: conhecer e compreender os fundamentos básicos da prática docente, incluindo abordagens teóricas e simulações de atividades práticas, para exercer a atividade de formadores.

Nesse sentido, deve aplicar procedimentos didáticos e metodológicos apropriados à finalidade pedagógica, para atuar como docente na modalidade presencial e à distância, utilizando de forma otimizada a plataforma Moodle, tornando o processo educacional mais dinâmico, interativo, e agregando qualidade na produção de materiais e no uso de recursos tecnológicos para fins educacionais de forma específica.

Todos os conhecimentos, técnicas e ensinamentos do curso de Formação de Instrutores serão repassados pelas professoras Hélia Cardoso Gomes da Rocha e Thais Bombardelli, ambas com grande experiência no assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo