Devido à procura, ESCon anuncia vagas para 2ª turma do curso de Formação de Instrutores para servidores do TCE-RO e do MPC-RO
Dentro de seu propósito de investir na composição de seu quadro de instrutores e diante da grande procura, a Escola Superior de Contas (ESCon) abriu vagas para a segunda turma do curso de Formação de Instrutores, destinado a servidores do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO).
Assim como na primeira turma, atualmente em andamento, essa nova capacitação busca oportunizar aos servidores o aprimoramento de seus conhecimentos sobre técnicas de ensinagem e, na era da virtualização, se desenvolver no uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumento pedagógico.
Nesse sentido haverá, dentre outros temas, uma incursão sobre:
- Metodologias ativas;
- Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Moodle);
- Atividades por meio de recursos tecnológicos;
- Plataformas de interação e colaboração;
- Planejamento de videoaula: roteiro, equipamentos e cenário;
- Gravação de videoaula: ferramentas de captura de imagem, tela e áudio.
O curso será realizado na modalidade remota, por meio do Microsoft Tems, com web-conferências, em módulos, sempre no período da tarde (14 às 18 horas). As inscrições estão abertas exclusivamente pelo portal da Escola Superior de Contas, neste link: https://sophos.tcero.tc.br/. Podem participar, todos os servidores que tenham interesse em ministrar aulas pela ESCon.
OBJETIVO E EMENTA
De acordo com a Escola Superior de Contas, o principal objetivo é gerar um efeito multiplicador (formar formadores) e busca a capacitação de instrutores para que dominem os aspectos pedagógicos da formação profissional dos seus próprios pares, jurisdicionados e cidadãos.
Dentro desse escopo, a Formação de Instrutores possibilitará aos instrutores realizar ações educativas com fundamentos em aspectos teórico-práticos que ampliem as possibilidades de compreensão e condução na prática educativa, a partir de discussão e debates mais aprofundados que permitam a construção de uma percepção coletiva sobre o trabalho docente.
Desse modo, fornecerá as ferramentas adequadas para o exercício da atividade de instrutores e atualizá-los com base nos fundamentos da prática docente, o curso oferece abordagens teóricas e simulações de atividades práticas, com procedimentos didáticos e metodológicos apropriados. Ao final do curso será expedido Certificado de Competências Pedagógicas.
DOCENTES E MÓDULOS
Todos os conhecimentos, técnicas e ensinamentos do curso de Formação de Instrutores serão repassados pelas professoras Hélia Cardoso Gomes da Rocha e Thais Bombardelli, ambas com grande experiência no assunto.
Serão três módulos de ensinamento, assim subdivididos:
MÓDULO 1 – Fundamentos para a Docência no contexto da ESCon/TCE (16 horas/EaD) – Dias 30 e 31 de agosto (das 14h às 18h);
MÓDULO 2 – O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como Instrumento Pedagógico (16 horas/EaD) – Dias 8 e 9 de setembro (das 14h às 18h);
MÓDULO 3 – Planejamento de Ensino: construindo para aplicar (16 horas/EaD) – Dias 22 a 24 de setembro (das 14h às 18h).