DESIGN THINKING PARA EDUCADORES


Ementa:

O objetivo deste curso é apresentar aos educadores a abordagem do design thinking, considerando seu contexto e relevância e as possibilidades de uso na educação.

Inicialmente, o conteúdo traz uma abordagem sobre a importância da educação como um direito; o conceito e a origem do termo design thinking e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que podem ser desenvolvidas com o uso da abordagem do design thinking na educação.

Na fase da Descoberta e Interpretação são abordadas a importância da definição de um desafio para o processo de design thinking, o uso do Mapa da Empatia e de recursos visuais gráficos para destacar as informações relevantes que apareceram no decorrer do trabalho. Durante a fase de Ideação e Experimentação o foco está na importância da colaboração, cocriação e do feedback no processo de design thinking. Também é o momento de estudar as possibilidades de protótipos, o que torna esta fase bem lúdica!

Conteúdo programático: Contexto e relevância; Descoberta e interpretação; Ideação e experimentação; Experiência e passo a passo.

Botão Voltar ao topo