Microsoft Excel, do básico ao intermediário – Transformando dados em informações estratégicas
OBJETIVO GERAL
Aprimorar a capacitação dos servidores, capacitando-os a empregar de maneira eficaz e produtiva as funcionalidades centrais e recursos fundamentais do Microsoft Excel, com o intuito de otimizar e simplificar suas atividades cotidianas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ser capaz de:
- Apresentar o domínio necessário dos recursos do Microsoft Excel – Planilhas Eletrônicas;
- Utilizar o Microsoft Excel com destreza;
- Analisar documentos, informações e dados com atenção à qualidade, precisão e confiabilidade;
- Utilizar perspectiva crítica, mas construtiva, com o intuito de contribuir para o sucesso dos trabalhos;
- Propor ideias ou complementações onde julga necessário.
- Conhecer as técnicas e ferramentas de consulta a banco de dados, business inteligence;
- Estruturar informações de modo a subsidiar a tomada de decisão.
- Apresentar o domínio necessário em cálculos, análise numéricas, estatística e de manipulação de dados;
- Realizar análises quantitativas com precisão e atenção;
- Apresentar os dados de forma estruturada, consistente e confiável.
- Elaborar relatórios financeiros seguindo os padrões estabelecidos com qualidade e síntese de informações.
- Aplicar seus conhecimentos na busca e análise de informações qualificadas, envolvendo bases de dados, business Intelligence, cruzamento de dados e geração de relatórios, dentre outros.
- Atuar com empenho, pro-atividade e agilidade no atendimento a demandas e na solução de problemas;
- Visualizar oportunidades de melhoria, propões e aplica ajustes nos processos de trabalho;
- Demonstrar responsabilidade para antecipar-se e mitigar erros, problemas ou riscos visíveis.
- Elaborar e alimentar dados e informações e analisar indicadores de desempenho organizacionais e setoriais, observando suas evoluções e alinhamento com os padrões estabelecidos;
- Recomendar ações de melhoria para aprimorar o desempenho organizacional e setorial, envolvendo objetivos, metas, projetos, orçamento ou outros elementos relacionados.
- Realizar buscas de informações utilizando-se de ferramentas e tecnologias disponíveis;
- Conferir a veracidade e a confiabilidade das informações ou dados antes de utilizá-los ou divulgá-los;
- Cruzar dados e informações para viabilizar análises mais aprofundadas, gerando inter-relações, conexões e conclusões.
- Demonstrar ponderação e segurança em suas escolhas, buscando informações e alternativas que auxiliem na Tomada de Decisão;
- Antecipar-se aos fatos, analisando as ameaças, as oportunidades e as alternativas possíveis;
- Tomar a decisão tempestivamente.
- Agir a partir da compreensão dos impactos e reflexos de suas ações, buscando o atendimento equilibrado de interesses dos diversos envolvidos;
- Promover ações que favoreçam a atuação integrada das unidades visando à mútua colaboração para obter maior efetividade.
CARGA HORÁRIA
20 horas
VAGAS E PÚBLICO-ALVO
30 vagas – Servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público de Contas (MPC).
INSCRIÇÕES