Fórum 41º ano do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO)
TÍTULO DO EVENTO
Fórum Nacional: Inovação, Tecnologia e Soluções para o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD)
“41º ano do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO)”
OBJETIVO GERAL
Proporcionar um espaço estratégico e colaborativo para a disseminação de conhecimentos, a troca de experiências e o debate sobre práticas inovadoras no âmbito do controle externo, com ênfase na implementação e efetivação do Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) em benefício da gestão pública.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Disseminar conhecimentos atualizados sobre o CEOD, proporcionando uma compreensão aprofundada de sua filosofia, conceitos e práticas, destacando as oportunidades e desafios associados.
- Estimular a troca de experiências entre profissionais, gestores públicos e especialistas que já implementaram ou estão em processo de implementação do CEOD, permitindo a discussão de casos práticos e lições aprendidas.
- Oferecer workshops práticos e painéis com especialistas renomados para capacitar profissionais e gestores públicos na compreensão das ferramentas, técnicas e estratégias relacionadas ao uso de dados e a Inteligência Artificial em benefício da gestão pública..
- Estimular a inovação tecnológica e fomentar o desenvolvimento e a aplicação de soluções inovadoras e tecnológicas voltadas para o aprimoramento do CEOD, destacando o papel da inteligência artificial, ciência de dados e outras tecnologias emergentes.
- Criar um ambiente propício para o estabelecimento de redes de colaboração entre participantes, incentivando parcerias estratégicas e a criação de uma comunidade dedicada ao compartilhamento contínuo de conhecimento.
- Promover uma reflexão aprofundada sobre questões éticas e segurança de dados no contexto do CEOD, visando garantir práticas responsáveis e alinhadas aos princípios de transparência e integridade.
- Proporcionar um espaço para a discussão de tendências emergentes e desafios futuros relacionados ao CEOD, possibilitando uma visão prospectiva e preparação para as transformações no campo do controle externo.
- Integrar os temas do fórum para que estejam alinhados e contribuam para as metas e prioridades estabelecidas no Plano de Gestão Institucional do TCERO-2024-2025.
CARGA HORÁRIA
16 horas-aula
VAGAS E PÚBLICO-ALVO
170 vagas – Jurisdicionados/Gestores públicos; Profissionais de controle externo; Acadêmicos e pesquisadores; Especialistas em tecnologia da informação; Representantes de organizações da sociedade civil.
INSCRIÇÕES
https://sophos.tcero.tc.br/